Perguntas Frequentes

hr
O Voluntariado em Ação tem como objetivo criar condições, estabelecer recursos e procedimentos para promover a ação de voluntários no Distrito Federal. O Site converge os esforços empreendidos por voluntários para ações e campanhas de interesse do Governo e das Organizações da Sociedade Civil. A ferramenta permite que os voluntários se conheçam, troquem experiências, divulguem suas ações e encontrem os projetos de governo e das entidades que melhor se encaixam com o seu perfil e disponibilidades de horário para o trabalho voluntário.
É só clicar em "Cadastrar voluntário" no menu "Área do usuário" e depois preencher seus dados e receberá em seu e-mail a confirmação de cadastro.
No menu principal acesse: “Ações e campanhas”, nessa encontramos todas as ações que estão sendo promovidas. Você pode fazer busca nos filtros de “Cidade”, "Instituições", "Públicos de interesse", "Eixos de atuação" e "Nome da ação".
Quando o voluntário se cadastra ele receberá automaticamente via e-mail ações e campanhas que se encaixam com o seu perfil, esse terá 48 horas para aceitar ou recusar. Caso aceite, estará automaticamente cadastrado na ação ou campanha e deverá aguardar o contato do Coordenador para mais informações. Há também a possibilidade de o voluntário pesquisar ações e campanhas que lhe interessam, mas que foram automaticamente selecionadas. Nesse caso, clique na função "participar" que está abaixo de cada ação, caso preencha os requisitos da oferta de voluntariado, como disponibilidade de horários, interesses em comum no Eixo Temático e Público Alvo e disponibilidade de vaga, o coordenador do Projeto entrará em contato com você para combinar como será sua participação.
A própria pessoa é quem dirá em que dias e horários poderá estar na organização para prestar o trabalho voluntário.
A pessoa é inteiramente livre para iniciar ou se desligar do trabalho voluntário, contudo, os projetos definem o tempo de duração da ação voluntária, e a interrupção durante esse período poderá acarretar o não recebimento do Certificado de Participação.
O Certificado de Participação estará disponível no site do Programa do Voluntariado em Ação a partir do término da sua participação na ação e da avaliação do Coordenador. Para realizar o download do certificado, basta fazer o login com os dados de usuário e senha, clicar em “Ações”, localizar o projeto encerrado e clicar em “Gerar Certificado”.
Sim, a Lei nº 3.506, de 20 de dezembro de 2004, a Lei Federal nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, recepcionada pela Lei Distrital nº 2.304, de 21 de janeiro de 1998. Recentemente o Governo do Distrito Federal promulgou em 26/03/2015 o Decreto 39734 de 26 de março, o conjunto de ações e dispositivos destinados ao fomento, desenvolvimento e valorização do serviço voluntário, não remunerado, no âmbito da administração pública do Distrito Federal e de sua relação com os cidadãos, as organizações sociais, as empresas sociais e os projetos sociais de instituições de direito privado. Todas essas têm o intuito de fomentar e estimular as ações voluntárias de cidadania e envolvimento comunitário no âmbito do Distrito Federal.