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ParticiparSUSTENTA-AÇÕES
A urgência em se focar nos impactos ambientais provocados pelo modelo de desenvolvimento adotado por nossa sociedade se intensifica com a divulgação e posterior publicação dos estudos realizados pelo Clube de Roma, intitulado The Limits to Growth (MEADOWS ET AL, 1972), onde o resultado das pesquisas foi extremamente alarmante em relação a nossa opção de desenvolvimento (UNESCO, 1972). A Educação Ambiental se constituiu como parte do ferramental de soluções no enfrentamento à problemática ambiental (LOPES, 2020) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), um movimento dentro da própria Educação Ambiental, apresenta-se como um caminho para o enfrentamento aos desafios ambientais e econômicos que o mundo vivencia. Os espaços educadores sustentáveis, são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituir em referências concretas de sustentabilidade socioambiental. São espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente, que compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo assim qualidade de vida as gerações presentes e futuras. Espaço Educador Sustentável é um espaço onde as pessoas estabelecem relações de cuidado uns com os outros, com a natureza e com o ambiente. Esse espaço cuida e educa para a sustentabilidade de forma deliberada e intencional, mantendo coerência entre o discurso, os conteúdos, as práticas e as posturas. Além disso, assume a responsabilidade pelos impactos que gera e busca compensá-los com tecnologias apropriadas (BRASIL, 2012 p.14). Dentro desta perspectiva e no entendimento de que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável reorienta o aprendizado sob os aspectos da abordagem interdisciplinar, integrando as dimensões social, ambiental, econômica e cultural do desenvolvimento, no esclarecimento de que pessoas e natureza são interdependentes, que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília pretende estabelecer ações educativas a partir de seu Espaço Educador Sustentável - EES, valorizando as práticas sustentáveis e disponibilizando-as ao público visitante. Objetivos: • Disponibilizar ao público usuário e ao corpo funcional da FJZB ações de educação para a sustentabilidade; • Ampliar e qualificar o debate sobre educação e sustentabilidade no âmbito da FJZB; • Produzir e executar ações de educação para a sustentabilidade para o corpo funcional da FJZB; • Produzir e executar oficinas de práticas sustentáveis para o público usuário da FJZB; • Desenvolver pesquisas sobre o tema; • Desenvolver indicadores de resultado; • Contribuir para a implantação da ISO 14001. Descrição das Atividades: • Desenvolver, sob supervisão, estudos, debates e pesquisas sobre práticas sustentáveis; • Desenvolver, sob supervisão, estudos, debates e pesquisas sobre educação para sustentabilidade; • Executar, sob supervisão, ações de educação para a sustentabilidade para o corpo funcional da FJZB; • Produzir e executar, sob supervisão, oficinas de educção para a sustentabilidade para o público usuário da FJZB; • Realizar atividades expositivas dos trabalhos desenvolvidos; • Confeccionar materiais para as atividades propostas Perfil do candidato: Licenciados (ou estudantes) em Biologia, Ciências Biológicas, Pedagogia e Geografia; Graduandos (ou estudantes) em Agroecologia, Gestão Ambiental e Ciências Ambientais.
Treinamento dos Voluntários
O voluntário será capacitado conforme sua área de atuação.
Organização Proponente | FUNDAÇÃO JARDIM ZOOLÓGICO DE BRASÍLIA |
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Unidade | Núcleo de Práticas Sustentáveis |
Endereço | |
Telefone | |
Responsável | ROGER CONRADO LOPES |
E-mail para contato | roger.lopes@zoo.df.gov.br |
Exigência de linguas | Sim |
Cidade | Brasília |
Vagas disponíveis | 1 |
Voluntários cadastrados | 112 |
Voluntários atuantes | 11 |
Pessoas beneficiadas | 100000 |
Eixos de atuação | Acessibilidade Assistência Social Ciência e Tecnologia Cultura Direitos Humanos Educação Igualdade Racial Meio Ambiente Saúde Urbanismo e Arquitetura Empreendedorismo Economia Solidária Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Sustentável Justiça e Cidadania Planejamento e gestão Comunicação Social Desenvolvimento Social Segurança Alimentar e Nutricional Turismo Memória e Patrimônio Elaboração de Projetos Tecnologias Artesanato Socioeducativo Cidadania Diversidade |
Público de interesse | Idosos Pessoas com Deficiência Comunidade Mulheres Juventude Proteção Animal LGBTI |
Manhã: 7h - 12h | Tarde: 12h - 18h | Noite: 18h às 22h | |
Dia | Período | ||
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Domingo |
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Segunda |
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Terça |
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Quarta |
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Quinta |
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Sexta |
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Sábado |
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